sexta-feira, 23 de julho de 2010

TRACON NA LIIBRA NACIONAL 2010


O movimento hip hop e as artes do universo da rua, ganham cada vez mais espaço na mídia e na sociedade. E uma das vertentes que está em ampla expansão está o graffiti que conta com um núcleo específico na Central Única das Favelas (CUFA), o “Obra Prima”, criado em 2007 e formado por alunos, ex-alunos e professores das oficinas e também grafiteiros responsáveis por algumas ações dentro da Cufa como: Basquete de Rua, LIIBRA, Bradan, Hutúz, RPB Festival, CineCufa, entre outros. Com o objetivo de promover e unir esta arte da cultura urbana nasceu o TRACON – Traços de Conflitos, uma competição (ou batalha, como são chamadas) em que objetivo principal é integrar, incentivar e motivar os alunos a praticarem cada vez mais.

O TRACON

TRACON é uma batalha entre grafiteiros que não se conflitam pela disputa em si, mas sim por um momento onde os artistas dividem em instantes de pinturas seus avanços e modos de fazer com que as cores e os traços tenham bom significado, beleza e aceitação aos olhos do grande público, que não conhece a cultura das tintas. Os grafiteiros recebem o tema da pintura no início da batalha. O melhor destaque da batalha é escolhido por voto popular na hora.

O TRACON se inspirou na tradicional idéia de batalhas que rolam em países da Europa e nos Estados Unidos. Na versão brasileira há ainda muito rap, aumentando a interação com a plateia.

E o TRACON estará marcando presença mais uma vez na LIIBRA. Serão três etapas em que as batalhas terão temas diferentes.

Dia 14 de agosto – batalha de personagem
Tema: basquete de rua mundial

Dia 4 se setembro – batalha de letra
Tema: esporte radial

Dia 25 de setembro – batalha de homenagem
Tema: grafiteiros da old school (velha escola)

Por Cristiana Richard

Nenhum comentário:

Postar um comentário